Advogados pedem que MP investigue blogueira que disse que racismo é “natural e instintivo”

Luísa Nunes Brasil falou para um público de mais de 50 mil pessoas que racismo é algo que "teremos que conviver". Grupo diz que blogueira fez uso irresponsável de sua rede social

Luísa Nunes Brasil (Reprodução/Instagram)
Escrito en BRASIL el

Um grupo de advogados negros levou ao Ministério Público de São Paulo uma representação que pede que a blogueira Luísa Nunes Brasil seja investigada por racismo. A influenciadora havia publicado uma série de vídeos alegando que racismo é “natural e instintivo” porque negros “cometem mais crimes”.

“Racismo vai existir enquanto a maior quantidade de crimes for cometida por pessoas negras. É um instinto de defesa da gente”, disse a blogueira nos stories do Instagram, no dia 4 de junho. Após uma série de denúncias de internautas, o perfil da blogueira foi deletado da rede social.

Vídeos da blogueira foram feitos em resposta ao movimento antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que eclodiu na semana passada após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. O homem negro foi morto por um policial branco, que permaneceu com o joelho em seu pescoço durante sete minutos.

Na representação levada ao MP, o grupo diz que Luísa fez uso irresponsável de sua conta no Instagram, que na época tinha mais de 55 mil seguidores, e "disseminou uma opinião carregada de preconceito, discriminação e que reforça padrões e esterótipos negativos".

Os advogados também afirmam que os procuradores devem se manifestar pois "é preciso que práticas racistas sejam efetivamente investigadas e punidas, com todo o rigor da lei". A informação é do jornal O Globo.