O que o brasileiro pensa?
23 de junho de 2020, 16h34

AGU vai recorrer de decisão que obriga Bolsonaro a usar máscaras

Presidente insiste em gerar aglomerações sem equipamento de proteção, elevando o risco de transmissão do coronavírus, que já matou mais de 50 mil

Jair Bolsonaro e integrantes do governo (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou nesta terça-feira (23/06) que recorrerá da decisão da Justiça do Distrito Federal que obriga o presidente Jair Bolsonaro a utilizar máscaras em vias e espaços públicos de Brasília, devido a pandemia de coronavírus.

Desde o início da pandemia que já matou mais de 50 mil brasileiros, Bolsonaro tem sistematicamente desrespeitado o isolamento e gerado aglomerações, frequentemente sem a proteção no rosto.

A AGU ressalta que “já estuda todas as medidas cabíveis para reverter a liminar e preservar a independência e a harmonia entre os Poderes”.
Mais cedo nesta terça, a Justiça do DF determinou que o presidente use máscara de proteção em espaços públicos da capital. Caso descumpra, ele deverá pagar multa diária de R$ 2 mil.

A decisão atende pleito de um advogado em ação civil pública. A decisão obriga ainda a União a exigir de seus servidores e colaboradores o uso de máscara enquanto estiverem prestando serviços, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, estabelecendo ainda a necessidade de fiscalização pelas autoridades.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum