Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de abril de 2014, 13h11

Água engarrafada: mais uma farsa do capitalismo?

Para Annie Leonard, especialista em comércio internacional e saúde ambiental, empresas investem em propagandas que moldam a atitude das pessoas em relação ao consumo, conferindo uma imagem negativa para a água filtrada

Para Annie Leonard, especialista em comércio internacional e saúde ambiental, empresas investem em propagandas que moldam a atitude das pessoas em relação ao consumo, conferindo uma imagem negativa para a água filtrada

Por Redação

Água em garrafa é realmente mais saudável e seguro que a filtrada? Annie Leonard, especialista em comércio internacional e saúde ambiental, diz que não. Tudo não passaria de mais uma oportunidade de negócios bem aproveitada pela indústria de bebidas, como ela explica no vídeo abaixo.

Annie argumenta que tudo isso se deve ao fato de que as empresas do setor precisam continuar crescendo, e assim investem em propagandas que moldam a atitude das pessoas em relação ao consumo da água. Por consequência, fazem uma imagem negativa da água filtrada, mesmo que pesquisas científicas comprovem que o produto engarrafado muitas vezes tenha pior qualidade do que a filtrada – inclusive utilizando em suas embalagens lugares belos e pacíficos e uma natureza intocável como sendo a fonte, quando, na realidade, a água simplesmente vem da torneira destas próprias indústrias.

Ela também questiona a falta de consciência ecológica dos cidadãos que compram garrafas de água enquanto poderiam beber água tratada, apresentando também o dano que essa prática causa ao planeta, como o aumento da poluição, por exemplo.

Assista:


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum