Alberto Fernández diz que está preocupado com tentativa de "reiniciar" perseguição contra Lula

O presidente da Argentina defende a anulação dos processos contra o Lula por quebra de imparcialidade de Sergio Moro

Alberto Fernandez, presidente da Argentina (Reprodução/Twitter)
Escrito en GLOBAL el

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, usou as redes sociais neste domingo (11) para comentar sobre a possibilidade de ser revertida a suspeição do ex-juiz Sergio Moro durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. O tribunal vai votar na quarta-feira (14) a incompetência do ex-juiz e pode reverter o quadro e até derrubar a decisão da Segunda Turma que reconheceu quebra de imparcialidade do magistrado.

"Vemos com preocupação que pretende se reiniciar a perseguição de Lula usando as mesmas práticas ruins que foram usadas antes", escreveu o presidente argentino. "O sistema judiciário brasileiro tem demonstrado capacidade de autoavaliação, preservando a correta administração da justiça. Isso representa uma lufada de ar fresco pelo respeito à democracia na região", apontou.

Fernández, que é professor de Direito da Universidade Buenos Aires, destacou que "a anulação ditada pelo STF deixou em todos nós, defensores do Estado de Direito, a convicção de que o sistema judiciário de nosso amado Brasil preservou a institucionalidade democrática". "Reverter a decisão do STF por conta de pressões midiáticas e políticas significaria um retrocesso institucional para o Brasil e prejuízos incalculáveis para aqueles de nós que reivindicam o Estado de Direito como base de sustentação da democracia", afirmou.

O presidente ainda afirmou que Lula "é um líder democrático não só para o Brasil, mas também para todo o continente latino-americano". "A perseguição que o prendeu e condenou injustamente representa uma mancha que o Brasil não merece e que o STF começou a limpar", declarou.

https://twitter.com/alferdez/status/1381292461868339207
https://twitter.com/alferdez/status/1381292473083891713

Temas

STF