Alckmin nomeia esposa de procurador geral de SP para trabalhar no governo

Carla Elias Rosa é esposa de Márcio Elias Rosa, chefe do MP e responsável por investigar denúncias contra o governo. Governador não vê conflito ético

Escrito en BRASIL el

Carla Elias Rosa é esposa de Márcio Elias Rosa, chefe do MP e responsável por investigar denúncias contra o governo. Governador não vê conflito ético

Da Redação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nomeou Carla Elias Rosa, esposa do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, para trabalhar na Casa Civil como assessora jurídica do governo paulista. O procurador comanda o Ministério Público do estado de São Paulo, que possui como uma das suas atribuições apurar denúncias que envolvam o governo estadual.

Recentemente, gestões tucanas em São Paulo foram denunciadas por suspeitas de envolvimento no esquema de cartel para fraudar licitações e superfaturar contratos da CPTM e do Metrô. Apesar das primeiras denúncias sobre irregularidades terem surgido em 1998, o escândalo só ganhou maior notoriedade quando a multinacional alemã Siemens fez um acordo de leniência com o Cade, e expôs o esquema que perdurou pelas administrações de Mário Covas, José Serra e Alckmin.

Márcio Elias Rosa afirmou que a sua esposa é uma funcionária de carreira da Procuradoria Geral do Estado e que, portanto, não vê qualquer tipo de conflito ético na nomeação da mesma para trabalhar na assessoria jurídica da Casa Civil paulista. "É uma assessoria jurídica técnica, e não política. Do Estado, e não do governador. Ela não teve aumento de salário. É procuradora desde 1987", declarou Márcio à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Por sua vez, Alckmin disse que questionar eticamente a nomeação de Carla revela "profundo desconhecimento sobre o funcionamento da PGE (...) Não há qualquer conflito ético". Em nota, a assessorial do governo paulista esclarece que uma  “eventual ação do procurador-geral de Justiça contra o governador não tramita na assessoria jurídica do governo".

Com informações do Brasil 247.

(Foto de capa: Érico Júnior Wouters / Wikimedia Commons)