Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h14

Alemanha e França são primeiros países europeus a se recuperarem da crise

A recessão econômica que já fazia parte do vocabulário dos economistas europeus começou a deixar o continente. No segundo semestre do ano, Alemanha e França registraram crescimento em seus PIBs em 0,3% ambas, quebrando um jejum de um ano em queda.

O crescimento desses países vem antes dos Estados Unidos e da Inglaterra, que no segundo semestre deste ano viu seu PIB diminuir em 0,8%. Nos EUA, a situação é estabilização: as exportações voltaram a subir e o desemprego diminuiu, apesar de um ritmo menor do que o esperado pelos economistas.

A ministra da Economia da França afirmou, em entrevista à imprensa hoje, 13, que o aumento das exportações e do consumo interno, de 0,4%, explicam o resultado. O Insee, instituto francês de estatísticas, esperava que a atividade econômica ainda continuasse em queda de 0,6% no segundo trimestre. Já o Banco da França previa um recuo de 0,4%.

Hoje, na Alemanha, as principais bolsas abriram em alta por conta da divulgação dos dados apontando para a recuperação econômica do país. Porém, apesar do PIB ter aumentado com relação ao primeiro trimestre, ainda em comparação com o meso período do ano passado, o PIB registrou queda de 7,1%.

A Inglaterra também dá sinais de que pode voltar a crescer ainda neste ano. No segundo trimestre, o PIB do país caiu 0,8%, o quinto resultado negativo seguido.

Com informações de agências.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags