Alexandre de Moraes manda Ministério da Saúde retomar divulgação dos dados acumulados do coronavírus

Ministro do STF tomou decisão ao analisar ação apresentada por PSOL e PCdoB

Alexandre de Moraes (Arquivo/STF)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus.

Alexandre de Moraes tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelo PSOL e pelo PCdoB.

Na semana passada, o ministério deixou de divulgar os dados totais de pessoas infectadas e mortes, informando somente os dados referentes às últimas 24 horas. Também deixou de publicar a curva da infecção por região.

A decisão do governo foi criticada por diversas entidades e autoridades de saúde no Brasil e em outros países, bem como por diversos setores políticos.

"[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (Covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho", diz Moraes, em trecho da decisão.

O ministro afirmou que a gravidade da pandemia exige que autoridades tomem todas as medidas possíveis de apoio e manutenção de atividades do SUS. Moraes destacou ainda que a publicidade é a regra na Administração Pública.