Aliança Nacional LGBT protocola queixa crime contra dupla Pedro Motta e Henrique por transfobia

No último sábado a dupla lançou a música "Lili", que possui letra claramente transfóbica; a plataforma Deezer excluiu a música de seu catálogo

A Aliança Nacional LGBTI+ protocolou uma notícia-crime para que a dupla sertaneja Pedro Motta e Henrique seja investigada por “suposta prática de crime de transfobia”.

A dupla sertaneja Pedro Motta e Henrique lançou no último sábado (19) a canção “Lili”, que retrata o caso de um homem que se frustra ao descobrir que havia se apaixonado por uma travesti.

A canção, com evidente mensagem transfóbica, gerou diversas críticas nas redes sociais por ativistas trans e pela comunidade LGBTQIAP+ em geral. “A letra é transfóbica, seria muito mais bonito procurar entender o erro, buscar informação e pedir desculpas, do que simples cagar para os que as pessoas trans sentem ou sentiram ouvindo essa letra”, afirma um dos comentários negativos publicados nas redes sociais da dupla.

A plataforma de streaming, Deezer, informou, via tuitter, que excluiu a música de sua biblioteca digital.

Quem vai também vai entrar com uma ação contra a dupla sertaneja é a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR