Alta da carne bovina puxa preços de porco e frango, que já dobra de valor

Frango e porco foram usados como alternativa para o aumento do preço da carne. No entanto, expectativa é que valores se mantenham em alta ao longo do próximo semestre

Reprodução
Escrito en BRASIL el
Usados como alternativa na mesa do brasileiro, que viu o preço da carne vermelha disparar nos últimos meses, os valores altos também chegaram ao frango e porco. Em alguns açougues da capital paulista, o preço do frango quase dobrou, passando de R$ 8,90/kg para R$ 15,90. Informação é do UOL.
Enquanto o preço do boi gordo em São Paulo subiu em média 35,5% em novembro em relação a outubro, o do porco avançou 13,3% e o do frango congelado, 17,8%, de acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP.
A valorização do dólar e o aumento de exportações para a China são alguns dos fatores que influenciaram no descontrole dos valores. A expectativa, segundo Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), é que a alta das carnes se intensifique com as festas de final de ano e permaneçam desta forma ao longo do primeiro semestre do ano que vem.
Na semana passada, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o preço da carne bovina não vai voltar ao nível anterior, por causa da falta de reajuste nos últimos três anos. Alheia às dificuldades econômicas da maioria do povo brasileiro, ela também argumentou que o produto estava muito barato nos últimos três anos e que isso foi ruim para os criadores de gado e também para os consumidores.