Anonymous lança vídeo contra Marco Civil

Vídeo vai na contramão da luta da sociedade civil pela aprovação da lei, que garante neutralidade da rede e privacidade do internauta

Escrito en MÍDIA el

Vídeo vai na contramão da luta da sociedade civil pela aprovação da lei, que garante neutralidade da rede e privacidade do internauta

Por Adriana Delorenzo

Enquanto movimentos da sociedade civil lutam pela aprovação do Marco Civil da Internet, um vídeo divulgado no Youtube pelo canal Anonymous convoca a sociedade contra a aprovação da lei e ainda chama a população para ir às ruas no dia 27 de setembro. “Marco Civil é um atentado à liberdade de expressão. Censura está sendo imposta pelo governo, o chamado Marco Civil da Internet. Acorde e lute contra isso. Mais uma lei que vai tentar censurar os internautas de mostrar as mentiras do sistema”, diz o marcarado no vídeo.

O projeto de lei do Marco Civil ( PL 2126/11) está para ser votado na Câmara dos Deputados e busca garantir que a internet continue funcionando como é hoje, mantendo a neutralidade da rede, que obriga os pacotes de dados a serem tratados de forma isonômica, sem distinção por conteúdo, origem, destino ou serviço. O texto final do projeto foi construído com participação da sociedade com consulta e audiências públicas. Para o ciberativista e consultor em mídias digitais João Carlos Caribé, a não aprovação do Marco Civil só interessa aos “grupos de telecomunicação e aos grandes escritórios de advocacia que lucram com os direitos autorais”.

“Está na cara que o Anonymous no Brasil é a direita mascarada, quem conhece o Anonymous internacional sabe que eles têm uma postura mais progressista”, diz Caribé. Para ele, os representantes brasileiros estão desacreditados e ele acha difícil campanhas como essa colarem na rede.

Leia também:
Dilma defende neutralidade na rede em encontro com CGI

Segue abaixo o vídeo contrário ao Marco Civil do Anonymous, e, logo abaixo, mais dois que explicam a importância da aprovação do projeto de lei e da neutralidade da rede.