Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra Covid-19 por unanimidade

Placar foi de 5 a 0; autorização é para 6 milhões de doses importadas da CoronaVac e 2 milhões da Oxford/AstraZeneca

Diretores da Anvisa (Foto Divulgação/Anvisa)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, na tarde deste domingo (17), o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil. São elas a CoronaVac, da Sinovac/Butanatan, e a dose desenvolvida pela Universidade de  Oxford e AstraZeneca, que será fabricada pela Fiocruz no Brasil.

 Os cinco diretores deram parecer favorável à liberação dos imunizantes, acompanhando a relatora Meiruze Sousa Freitas, primeira a votar.

“Ressalvadas ainda algumas incertezas, os benefícios conhecidos das duas vacinas superam os riscos conhecidos e potenciais No entanto, ambas atendem aos critérios de qualidade e segurança para o uso emergencial”, afirmou a diretora.

Na sequência, o diretor colegiado Romison Rodrigues Mota votou e acompanhou a posição da relatora de autorizar o uso emergencial das vacinas. Eles foram seguidos por Alex Machado Campos, Cristiane Jourdan e, por fim, pelo diretor-presidente, Antonio Barra Torres.

Autorização específica

A autorização concedida neste domingo é especificamente para as 6 milhões de doses da CoronaVac importadas pelo Butantan da China e para 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca produzidas na Índia.

Estão no Brasil apenas os 6 milhões de doses da CoronaVac aprovadas. Em relação à AstraZeneca, a aprovação foi para aquelas doses que o governo federal iria buscar na semana passada na Índia. Os 2 milhões de doses foram comprados do laboratório indiano Serum, parceiro da AstraZeneca. O governo Jair Bolsonaro (sem partido) preparou até um avião para ir buscá-las. No entanto, o governo da Índia não autorizou sua liberação.