Anvisa retarda licença para Butantan importar matéria-prima da CoronaVac

Agência havia dito que não vai sofrer interferência externa na liberação de vacinas contra o novo coronavírus

O Instituto Butantan indicou em nota divulgada nesta quinta-feira (22) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está retardando o parecer para que o órgão importe matérias-primas que serão usadas na fabricação da CoronaVac no Brasil.

O produto é uma vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. No Brasil, ela é testada em voluntários em conjunto com o Butantan, que deverá fabricá-la no país.

Na nota, o Butantan diz que aguarda, desde 18 de setembro, parecer da Anvisa ao pedido de importação de matéria-prima para produção da CoronaVac no Brasil. “A agência só deve deliberar sobre o tema daqui a três semanas”, escreve o instituto no comunicado. Isso deve impactar “as perspectivas de produção e disponibilização de vacina contra a Covid-19 para a população brasileira”, de acordo com o Butantan.

A agência é presidida pelo contra-almirante Antonio Barra Torres. Nesta quarta-feira (21), ele disse em entrevista que a Anvisa não sofrerá influência externa na avaliação das vacinas contra Covid-19 e que o exame se baseará em dados técnicos.

Na nota, o Butantan diz que seu pedido tem “caráter excepcional para agilizar o fornecimento do imunizante no Brasil”. Ainda escreve que espera que a Anvisa reavalie prazos.

“Obviamente, a vacina não será aplicada sem aprovação e registro da Anvisa, que serão requeridos ao fim dos estudos clínicos de segurança e eficácia” do produto, completa o instituto.

Guerra das vacinas

A disputa em torno das vacinas contra o coronavírus opõe o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O tucano levou executivos da Sinovac a entrevistas coletivas no Palácio dos Bandeirantes para fazer anúncios sobre a evolução da CoronaVac. O Butantan, que vai fabricar o imunizante no Brasil, é ligado ao governo paulista.

Na terça-feira (20), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que o órgão pretendia comprar 46 milhões de doses da CoronaVac para aplicá-la quando for aprovada. Mas no dia seguinte Bolsonaro o desautorizou e disse que o produto não será adquirido por seu governo. E o chamou em redes sociais de “A vacina chinesa de João Doria […]”. O presidente encarou o anúncio do ministério como uma vitória política a seu adversário.

Torres, da Anvisa, é próximo do titular do Planalto. Em março, ele esteve com o titular do Planalto em uma manifestação na porta do Palácio do Planalto que teve aglomeração e na qual Bolsonaro cumprimentou apoiadores e tirou selfies com eles, contrariando as recomendações já vigentes na época pelas autoridades sanitárias.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR