Aos 80 anos, Francisco Weffort morre em São Paulo

Fundador do PT e ex-ministro da Cultura do governo FHC, o cientista político Francisco Weffort teria morrido em decorrência de um procedimento médico, segundo o professor José Álvaro Moisés

Francisco Weffort (Reprodução/Facebook)
Escrito en POLÍTICA el

Fundador do PT e ex-ministro da Cultura do governo FHC, o cientista político Francisco Weffort morreu na noite deste domingo aos 80 anos em São Paulo.

Segundo José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Trabalho da Qualidade da Democracia do IEA/USP, Weffort teria morrido em decorrência de um procedimento médico.

"Estou completamente chocado, arrasado mesmo, com a noticia que chega da morte do Professor Francisco Correa Weffort, ocorrida ontem a noite durante um procedimento medico. Nao tenho palavras para expressar a dor que sinto com essa trágica passagem do meu professor, amigo e, sobretudo, o grande intelectual de defesa da democracia que foi Weffort, uma pessoa generosa, fraterna, e cuja voz e pensamento eram mais do que nunca necessários nesse momento da vida do pais", afirmou Moises em publicação no Facebook na manhã desta segunda-feira (2).

Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, a professora Claudia Costin confirmou a informação no Twitter.

"Acabo de receber a triste notícia do falecimento do Francisco Weffort, cientista político, ex-ministro da Cultura e professor titular da USP. Conversávamos muito no governo Fernando Henrique Cardoso", tuitou.

https://twitter.com/ClaudiaCostin/status/1422162281723482114

Weffort nasceu em 17 de maio de 1937 em Quatá, no interio de São Paulo. Em 1968, tornou doutor em Ciência Política pala USP com a tese Populismo e Classes Sociais.

Foi membro fundador do PT e Secretário-Geral do partido nos anos de 1984 a 1988. Com a eleição de FHC, Weffort deixou o PT e assumiu o cargo de Ministro da Cultura entre 1995 e 2002.