Após diagnóstico de infecção de garganta e urinária, professora morre por complicações da Covid-19

Maria Izabel Roma de Andrade recebeu diagnóstico na UPA Central, em Santos, litoral paulista, piorou e quando chegou ao hospital, após uma semana, estava com 50% dos pulmões comprometidos

Maria Izabel - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en BRASIL el

A professora Maria Izabel Roma de Andrade, que lecionava na escola particular Pixote e Evoluir, em Santos, litoral paulista, foi mais uma vítima da Covid-19 e morreu nesta quarta-feira (3), prestes a completar 56 anos. Ela estava internada no Hospital Vitória, na cidade da Baixada Santista, desde o dia 13 de fevereiro.

De acordo com denúncia de amigos, que pediram para não ser identificados, em função do diagnóstico de infecção de garganta e urinária, feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, ela chegou a lecionar alguns dias sem saber que estava infectada com o coronavíruas, o que pode, inclusive, ter feito com que ela contaminasse alunos e outros funcionários da instituição de ensino.

Segundo a denúncia, Tia Bel, como era conhecida na escola, sentiu mal-estar e se dirigiu à UPA. Ao chegar à unidade, recebeu esse diagnóstico.

Com isso, ela trabalhou ainda durante uma semana com os sintomas e sem a escola saber. Amigas a aconselharam a se afastar, mas ela respondeu que não podia, pois já havia um colega de licença por Covid-19.

Uma das amigas de Izabel disse que seria melhor ela procurar atendimento em outra UPA. Como seu estado clínico havia piorado, pois apresentava falta de ar, ela resolveu aceitar a sugestão.

Ao se dirigir à UPA em outro bairro, ela foi imediatamente transferida para o hospital.

Porém, já estava com 50% dos pulmões comprometidos. Foi intubada e seu quadro evoluiu para deficiência renal, sendo necessária diálise.

Após menos de três semanas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Izabel não resistiu.

Posicionamento

A Fórum tentou contato com familiares da professora, mas eles preferiram não se manifestar no momento.

A Fórum procurou, também, a prefeitura de Santos para obter um posicionamento. A resposta foi para procurarmos a Fundação do ABC, organização social responsável pela gestão da UPA Central. O retorno foi o seguinte:

“A Fundação do ABC esclarece que a paciente citada pela reportagem foi atendida na UPA Central de Santos em 11 de fevereiro. Não procede a informação de que ela não teria realizado teste de Covid-19. Pelo contrário! A paciente foi atendida, inclusive, na tenda de Covid-19, onde foi submetida ao exame de Swab Nasofaríngeo para detecção do vírus Sars-Cov-2.

Na ocasião, a paciente apresentou todos os sinais vitais normais e saturação também normal, critérios que não indicavam necessidade de uma eventual internação naquele momento.

Em função da suspeita de Covid-19, a paciente foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar até que o resultado do exame ficasse pronto. Teve alta da UPA Central com atestado médico de 7 dias e recomendação expressa de retornar à unidade caso percebesse qualquer tipo de alteração no quadro de saúde.

A UPA Central de Santos reforça que cumpriu rigorosamente todos os protocolos de saúde preconizados e lamenta que a paciente não tenha resistido ao quadro de Covid-19, cuja infecção foi confirmada justamente pelo exame realizado na UPA e disponibilizado online para acesso de todas as unidades de saúde do município”.

Carta

A escola divulgou uma carta, lamentando a morte de Izabel e se solidarizando com a família, alunos e amigos. “Em uma singela homenagem para honrar seu legado e manter viva sua memória, batizamos o espaço que abriga a nossa horta de ‘Maria Izabel Roma de Andrade - Tia Bel’”, diz trecho da carta.

Caros pais e colaboradores,
Neste 04 de março de 2021, as escolas Pixote e Evoluir comunicam com profunda tristeza o falecimento da professora Maria Izabel Roma de Andrade, nossa querida Tia Bel, em decorrência de complicações da covid 19. Ela estava internada desde 13 de fevereiro, conforme informado anteriormente.
Sua partida se soma às mais de 250 mil vidas ceifadas pela doença no Brasil. Mas, para nós, ela jamais será uma estatística. Nos últimos dez anos, tivemos a oportunidade de conviver com a Bel, que se dedicou generosamente às nossas crianças.
Reconhecemos e agradecemos sua preciosa contribuição para a formação dos pixotinhos.
Amorosa e alegre, Bel tinha como marca registrada seu sorriso de batom vermelho. Lembraremos sempre dela apresentando teatros, brincando de mangueira com os nossos alunos no pátio, contando histórias, ensinando-os a cuidar da horta e cozinhar, animando os passeios pedagógicos…
Na retomada das aulas presenciais, Bel reforçou seu compromisso com a educação mesmo ciente dos riscos que envolvem qualquer atividade fora do isolamento/distanciamento social no contexto da pandemia. Enquanto comunidade escolar, assumimos todos a responsabilidade pela contenção do novo coronavírus. Adotamos todas as medidas sanitárias cabíveis e recomendadas pelas autoridades.
Ainda assim, hoje somos obrigados a lidar com a perda irreparável de nossa companheira Bel.
Acreditem: este é o momento mais desolador e desafiador nestes 28 anos à frente da direção destas escolas. Em uma singela homenagem para honrar seu legado e manter viva sua memória, batizamos o espaço que abriga a nossa horta de “Maria Izabel Roma de Andrade – Tia Bel”.
Sentimos muito também pelos impactos que a covid 19 têm trazido às nossas crianças e membros desta comunidade escolar. Às famílias que desejarem suporte emocional para compartilhar a notícia com os filhos, disponibilizaremos um atendimento coletivo no Zoom com a nossa psicóloga
escolar, Débora Veloso, no dia 08 de março às 14h. O link será enviado nos grupos de Whatsapp.
Toda nossa equipe está de luto e as aulas de hoje estão canceladas.
Desejamos seguir juntos e com transparência, valor do qual não abriremos mão. Contamos com vocês para que momentos dolorosos como este nos tragam evolução.
Muito obrigada, Tia Bel.
Débora e Thaís Almeida.

Temas