Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de janeiro de 2020, 14h39

Após prisão do seu embaixador, Reino Unido chama representante do Irã em Londres

O embaixador de Reino Unido no Irã, Rob Macaire, foi preso durante alguns minutos no sábado por participar das manifestações em Teerã contra o governo do país e o aiatolá Ali Khamenei

embaixador de Reino Unido no Irã, Rob Macaire (Reprodução)

Nesta segunda-feira (13), o Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido convocou uma reunião em caráter de urgência com o embaixador do Irã em Londres, Hamid Baeidinejad, para expressar a ele a insatisfação do país com a prisão do seu embaixador em Teerã, Rob Macaire.

Segundo o governo britânico, a prisão de Macaire foi “uma violação inaceitável da Convenção de Viena e deve ser investigada. Queremos que o governo iraniano dê garantias de que isso não voltará a acontecer”, declarou um comunicado da chancelaria britânica.

Rob Macaire foi preso no sábado (11), durante uma manifestação em Teerã, após ser considerado “estrangeiro desconhecido numa reunião ilegal”, e foi liberado 15 minutos depois, quando conseguiu confirmar sua identidade. A informação foi confirmada pelo vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.

Macaire estava em um encontro de estudantes nos arredores do edifício da Universidade Amir Kabir, que se reuniam para honrar os falecidos no acidente do avião ucraniano, e que derivou em uma mobilização que exigiu a renúncia e processamento judicial dos responsáveis pela tragédia. Alguns manifestantes inclusive chegaram a gritar contra o líder supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei. el enjuiciamiento de los responsables del desastre.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum