Após ser cobrado por cloroquina, Teich encontra Bolsonaro fora da agenda

Obcecado com uso ampliado da substância para tratar coronavírus, presidente convocou ministro da Saúde, que tem pregado cautela, para reunião no Planalto

O ministro da Saúde, Nelson Teich, e o presidente Jair Bolsonaro | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro teve uma reunião fora da agenda oficial, no Palácio do Planalto, com o ministro da Saúde, Nelson Teich, na tarde desta quinta-feira (14).

O encontro aconteceu logo do presidente fazer diversas cobranças públicas ao ministro para que ele amplie o uso da cloroquina para o tratamento do coronavírus. Bolsonaro quer que a substância seja administrada já para pacientes em estágio inicial do coronavírus. Diversos estudos internacionais recentes não têm mostrado benefícios do remédio em reduzir internações ou mortes por Covid-19 e alguns apontam para efeitos colaterais letais.

O motivo do encontrou não divulgado pelos órgãos. Mais cedo, em reunião com empresários, Bolsonaro disse que ia cobrar a mudança do protocolo de utilização, que hoje é restrito a casos graves.

"Agora votaram em mim para eu decidir e essa questão da cloroquina passa por mim. Está tudo bem com o ministro da Saúde [Nelson Teich], sem problema nenhum, acredito no trabalho dele. Mas essa questão da cloroquina vamos resolver. Não pode o protocolo —de 31 de março agora, quando estava o ministro da saúde anterior [Luiz Henrique Mandetta]— dizendo que só pode usar em caso grave... Não pode mudar o protocolo agora? Pode mudar e vai mudar", declarou Bolsonaro.

Teich, no entanto, tem resistido a apoiar integralmente o uso ampliado da cloroquina defendido pelo presidente. Em 29 de abril, o ministro da Saúde afirmou que a "cloroquina hoje ainda é uma incerteza" e destacou a contradições dos estudos atuais.

Temas