Após xingar Kakay na TV Cultura, Diogo Mainardi pede demissão do Manhattan Connection

Com a repercussão negativa da grosseria do jornalista com o advogado, a permanência de Mainardi ficou insustentável no programa

Diogo Mainardi e Kakay (Reprodução)
Escrito en MÍDIA el

O jornalista Diogo Mainardi anunciou que pediu demissão do programa Manhattan Connection, na TV Cultura. Em nota publicada nesta terça-feira (4) no site O Antagonista, Mainardi disse que desde a exibição do último programa, quando xingou o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, a emissora estava pressionando os produtores da atração, por isso resolveu pedir demissão.

"Desde a quarta-feira da semana passada, quando xingou lulista Kakay, a TV Cultura estava pressionando os produtores do Manhattan Connection, a fim de que tomassem alguma medida contra mim. Para preservar o programa, resolvi pedir demissão, que foi aceita de bom grado pela diretoria da emissora", disse.

Na última edição do Manhattan Connection, Mainardi foi extremamente grosseiro com Kakay que havia sido convidado a participar do programa. No final da entrevista, o jornalista disse para o advogado: “Como diria Olavo de Carvalho, vai tomar no cu”.

O tratamento dispensado a Kakay gerou diversas críticas. “Acho que além de deselegante e grosseiro, o Mainardi mostrou-se incapaz de figurar nos quadros da emissora, por não saber, principalmente, conviver com posicionamentos diferentes do seu. O repúdio é à grossura e à visão pouco democrática do Diogo”, afirmou Ricardo Ramos Filho, membro do Conselho da TV Cultura e presidente da UBE (União Brasileira de Escritores).

Apesar do pedido de demissão, Mainardi seguiu com a grosseria em sua nota. "Fiz grandes amigos nesses 17 anos. Obrigado, Lucas, Caio, Pedro e Angélica. E vai tomar no c…, Kakay", finalizou.

Repercussão negativa

Após o ocorrido, o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP) enviou um requerimento de informações à Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, em que oficia a entidade a se pronunciar sobre quais providências iria tomar com relação à conduta do jornalista Diogo Mainardi.

Em nota o Grupo Prerrogativas, que reúne juristas, inclusive o Kakay, classificou a postura de Mainardi como “absolutamente incompatível com o mínimo de civilidade e decência que deve orientar o debate nos veículos de comunicação”. “Afrontas tresloucadas e acanalhadas como essa revelam-se inteiramente estranhas ao ambiente jornalístico profissional, assim como ao padrão de uma emissora educativa e informativa de índole pública”, diz o texto. “A interação de Mainardi com o entrevistado foi exclusivamente pautada pelo discurso de ódio e pela desqualificação pessoal, desprovidos da mais tênue reflexão."

“Grossura Connection”

A escritora e consultora de moda e estilo Glória Kalil também fez duras críticas em sua conta do Instagram ao Manhattan Connection e classificou a postura de Mainardi como inadmissível e disse que o jornalista partiu para xingamentos porque não tinha argumentos. "Quem não tem argumento não pode discutir. Foi um vexame esse programa, uma Grossura Connection."