Após abertura do 51º Conune, delegados ainda não têm onde ficar

Escrito en NOTÍCIAS el

O 51º Congresso da UNE foi aberto oficialmente hoje, 15, em sessão solene na Câmara dos Deputados com a presença do presidente Lula. Estiveram no evento a diretoria da UNE e os parlamentares. Porém, não contou com a maior parte dos delegados, que foram chegando ao longo do dia na Universidade de Brsília (UnB) e ainda estão sem alojamentos para passarem a noite.

Este é o Congresso com o maior número de delegados de sua história: são mais de 6,5 mil delegados, com a maioria da União da Juventude Socialista (UJS), a juventude do PCdoB. A UNE informou que em breve organizará o alojamento para os delegados. Além dos delegados, também participarão observadores de universidades de vários estados do Brasil. A entidade estima que cerca de 15 mil estudantes participem do Congresso.

Além de ser o Congresso com maior número de participantes, este Conune também será o primeiro a realizar um Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni. O ProUni foi criado pelo governo federal em 2005 e já concedeu bolsas para mais de um milhão de estudantes em instituições de ensino superior. Apesar disso, a oposição à UNE critica o projeto por privilegiar a iniciativa privada na expansão do ensino superior.

O Conune ainda contará com rodas de debates, um ato pelo petróleo e pelo pré-sal e a eleição para a nova diretoria da entidade, que ocorrerá no domingo. Todas as atividades ocorrerão na UnB.