Aprenda a construir um aquecedor de baixo custo na escola

Iniciativa da Sociedade do Sol cria um sistema de calefação sem usar energia elétrica

Escrito en NOTÍCIAS el

Iniciativa da Sociedade do Sol cria um sistema de calefação sem usar energia elétrica

Uma alternativa para o chuveiro elétrico e a dispositivos a gás a custos acessíveis é o que promove o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Desenvolvido dentro da Incubadora de Empresas Tecnológicas do Ipen-USP pela ONG Sociedade do Sol, o mecanismo é capaz de transformar a radiação solar em calor a preços muito inferiores aos modelos convencionais.

Sem recorrer a células fotovoltáicas, a opção da Sociedade do Sol é por placas e tubos de PVC acoplados e pintados de preto. A água aquecida fica armazenada em caixas d?água preparadas para garantir isolamento térmico, revestidas de isopor, por exemplo. A iniciativa deu tão certo que se desdobrou em outras ações.

Saiba como fazer: clique aqui para conhecer o manual

Do modelo original, projetado para atender à demanda de uma casa, foram produzidos protótipos para sedes de entidades assistenciais, como creches, escolas e hospitais. Outras iniciativas envolvem o desenvolvimento de um kit para se produzir um aquecedor em miniatura, voltado exclusivamente para escolas da rede pública. Baixe o manual.

O sucesso do aquecedor levou a Cidade de Pato Branco (PR) a implantar o sistema em residências da população de baixa renda. Entenda como ocorreu:

Néri de Vargas explica implantação do ASBC em Pato Branco (PR)