Aprovação de Obrador no México chega a 72% após primeiro ano de mandato

Segundo os números, a aprovação do presidente mexicano cresceu 4% com relação a outubro. Além disso, seu índice de reprovação é de 27%, o mais baixo desde a sua posse.

Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (7) pelo diário mexicano de direita El Financiero, mostra que o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador (conhecido em seu país como AMLO, sigla com as iniciais do seu nome), terminou o ano de 2019, o primeiro dos seis anos do seu mandato, com 72% de avaliação positiva.

Segundo os números, a aprovação de AMLO cresceu 4% com relação à pesquisa anterior, realizada em outubro. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2019, e também indica um índice de reprovação do governo de 27%, o mais baixo desde a sua posse.

Com relação a temas específicos, Obrador conseguiu números favoráveis com relação à economia (aprovada por 43%), educação (50%) e saúde (42%). O combate à corrupção, uma das suas principais bandeiras de campanha, foi o que teve o menor índice positivo, em compensação, registrou o maior aumento: passou de 34% em outubro para 41% em dezembro. O combate à pobreza continua sendo seu principal ponto forte, com 52% de aprovação, segundo os entrevistados.

A pesquisa também perguntou a posição que os eleitores tomariam caso se realize um referendo de revogação ou não do mandato presidencial após o terceiro ano – metade do mandato, que neste caso teria que acontecer em 2022. A resposta foi contundente: 70% dos mexicanos afirmaram que AMLO deve continuar na presidência.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR