Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de setembro de 2016, 10h46

Aquarius fica fora da disputa pelo Oscar e diretor desabafa: “Ano difícil”

Profissionais do ramo veem retaliação do Ministério da Cultura depois que equipe de Aquarius promoveu protesto contra o impeachment. Escolhido para concorrer à vaga pelo Brasil foi Pequeno Segredo, de David Schurmann.

Profissionais do ramo veem retaliação do Ministério da Cultura depois que equipe de Aquarius promoveu protesto contra o impeachment. Escolhido para concorrer à vaga pelo Brasil foi Pequeno Segredo, de David Schurmann 

Por Redação

O cineasta Kleber Mendonça, que está em Toronto (Canadá) para divulgar Aquarius, reagiu sem grandes surpresas ao saber que o longa-metragem está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Após reunião da comissão formada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o escolhido para concorrer à vaga pelo Brasil foi Pequeno Segredo, de David Schurmann.

A decisão foi divulgada ontem (12) à tarde e já está sendo criticada por profissionais do meio, que acusam o MinC de agir com retaliação após a equipe de Aquarius promover um protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff em Cannes (França) em maio deste ano. A diretora Anna Muylaert, de Que Horas ela Volta, usou as redes sociais para manifestar sua opinião sobre o assunto.

Segundo ela, a produção escolhida é “um filme que ninguém viu”. “O que esperar do futuro? Que os amigos de Michel Temer sejam daqui pra frente os grandes autores do cinema brasileiro – independentemente de sua qualidade ou mesmo de sua representatividade junto ao público? A resposta é triste e é: provavelmente sim”, escreveu.

Em um post no Facebook, Kleber Mendonça destacou o prestígio internacional alcançado por Aquarius, que, para ele, “já faz parte da cultura e desse tempo, num ano difícil no nosso país”. Confira abaixo o texto na íntegra.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum