Edinho Silva: "Araraquara significa a derrota do bolsonarismo"

De acordo com dados sobre a pandemia apresentados pelo prefeito, a cidade hoje apresenta uma queda de 66% na média móvel de casos, os infectados caíram 79% e os óbitos registraram um recuo de 93%

Edinho Silva - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en BRASIL el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (4), o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), falou sobre o processo de impeachment contra o seu mandato que foi patrocinado e protocolado por bolsonaristas na Câmara Municipal e apresentou novos dados da pandemia na cidade, que hoje apresenta um recuo de mais de 80% nas mortes.

"Não é a primeira vez que a cidade de Araraquara é agredida pelos bolsonaristas. Só nós lembrarmos, há uns 30 dias aproximadamente, a Ceagesp e o Exército brasileiro deslocaram caminhões para cá com legumes, aqueles legumes que são descartados pela Ceagesp, anunciando pela região inteira que eles iam distribuir alimentos porque Araraquara tinha feito lockdown e que o povo estava passando fome".

O prefeito da cidade lembra que, por causa do anúncio de doação de alimento, apareceram cidadão de toda a região, cerca de 2 mil pessoas "em uma fila indiana para pegar uns saquinhos com 5 quilos de legumes que são descartes da Ceagesp".

"O Bolsonaro divulgou essa ação no Twitter dele, dando uma dimensão de disputa política para uma ação que, na minha avaliação, usaram uma empresa pública, que é a Ceagesp e usaram uma instituição, que é o Exército Brasileiro", ressaltou Silva.

Além disso, após a ação de doação de comida, Edinho Silva lembra que o diretor da Ceagesp, Ricardo Mello Araújo, que é um militar reformado, deu uma entrevista para a Rádio Jovem Pan e mostrou um áudio, que depois se comprovou ser uma fake news, de uma mulher falando que alguém tinha comido um gato em Araraquara.

Após investigação, o governo de Edinho Silva descobriu quem era a mulher que tinha produzido a fake news sobre o gato e que foi solicitado a ela que apontasse que tinha matado o gato, porém, a mulher desapareceu da cidade.

Coincidentemente, a mulher reapareceu na última segunda-feira (2). "Ela reapareceu na segunda-feira, quando estiveram em Araraquara Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a Carla Zambeli (PSL-SP) e o Helio Bolsonaro (PSL-RJ) fazendo um ato em praça pública contra o nosso governo e depois invadiram a Câmara Municipal, pois, a Câmara está fechada ao público por causa da pandemia, e protocolaram o pedido de impeachment contra mim".

"Existe uma ofensiva dos bolsonaristas contra a cidade de Araraquara porque aqui nós seguimos a ciência, seguimos a medicina, adotamos medidas restritivas quando a ciência exigiu e salvamos vida. Os dados são inquestionáveis de que Araraquara fez o certo", disse Edinho.

O prefeito Edinho Silva revelou à Fórum que pediu ao presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), que colocasse o pedido de impeachment em votação.

"Eu pedi ao presidente da Câmara que colocasse em votação o pedido de impeachment e eles foram derrotados por 13 votos a 4, que são os quatro vereadores que eles têm: três do Patriotas e um do Podemos", comentou Edinho Silva.

Lockdown e recuo na taxa de mortes

O prefeito de Araraquara apresentou dados atualizados sobre a pandemia na cidade. "De 7 dias, nós ficamos 6 dias sem óbitos, temos uma taxa de ocupação de leitos de: 27% de UTI e 30% de enfermaria".

Outros dados sanitários também reforçam a efetividade das medidas contra o coronavírus que foram adotadas pela gestão.

“A média móvel de casos caiu 66%, os infectados caíram 79%, os óbitos nós tivemos uma queda por semana de 93%, o percentual das amostragens positivadas uma queda de 68%. Então, é inegável que o lockdown, quando nós não tínhamos vacinação em massa, ele foi importante. Hoje nós temos 29 postos de vacinação, todas as vacinas que chegam aqui nós aplicamos praticamente em tempo real, nós estamos com 80% da população adulta vacinada na cidade de Araraquara".

A partir desses dados, Silva afirma que "Araraquara virou o símbolo de que a ciência dá certo, que a medicina dá certo e isso, claro, significa a derrota da ideologia do bolsonarismo, que é uma ideologia que se sustenta no negacionismo".

Confira abaixo a entrevista na íntegra com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva:

https://www.youtube.com/watch?v=rcb5j4q3ViA