Arrependido, ministro da Educação diz que respeita "a família dos gays" e que não acredita em "intolerância"

Em 2020, Milton Ribeiro declarou, em entrevista para um jornal, que "gays são oriundos de famílias desajustadas"

Foto: Reprodução/YouTube
Escrito en NOTÍCIAS el

Em depoimento à Polícia Federal na última quinta-feira (25), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, se desculpou com as LGBT por ter declarado, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que o "homossexualismo (sic) é fruto de famílias desajustadas".

De acordo com informações do Estadão, o ministro declarou que não quis "desrespeitar ninguém" e que, em sua visão "a família dos gays são famílias como a sua".

Ribeiro ainda afirmou que a sua prática é a "aceitação" e que "não acredita em intolerância e que vivemos em um país democrático e que as pessoas podem ter qualquer orientação e respeita todas".

Segundo os autos da PF o ministro da Educação afirmou que em "nenhum momento" desrespeitou a comunidade LGBT, que não pensa dessa maneira (que homossexuais são desajustados), também refutou a acusação de que considera os homossexuais pessoas inferiores, nocivas ou prejudiciais.

Em sua defesa, o Ribeiro afirmou que a sua trajetória é de acolhimento e inclusão, e que nunca orientou ninguém do Ministério da Educação sobre questões como demitir ou tomar qualquer outra atitude em relação às pessoas da comunidade LGBT".

Cabe lembrar que, em novembro do ano passado o ministro da Educação negou um acordo oferecido pela Procuradoria Geral da República (PGR) para se livrar da abertura do inquérito e pediu o arquivamento do caso. Ribeiro também lembrou que já pediu desculpas publicamente "a toda e qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida pelas palavras proferidas".

A próxima etapa da ação contra o ministro da Educação deve ser um pedido do relator, ministro Dias Toffoli, para que a PGR envie uma nova manifestação e esclareça se quer insistir na abertura do inquérito.

Famílias desajustadas

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Milton Ribeiro defendeu mudanças na educação sexual e afirmou que tal disciplina é, muitas vezes, utilizada para incentivar discussões de gênero. "E não é normal. A opção que você tem como adulto, de ser um homossexual, eu respeito, não concordo", disse à época.

"Acho que o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic) tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, alguma. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optado por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato e caminhar por aí. São questões de valores e princípio", declarou Milton Ribeiro.