Assessor de Weintraub assumirá cargo de diretor-geral no Cefet do Rio

A indicação foge ao padrão da instituição, que escolhe seus diretores por meio de eleição interna

Em portaria publicada nesta quinta-feira (15), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, designou seu assessor no MEC, Maurício Aires Vieira, para ocupar o cargo de Diretor-Geral no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro. A indicação foge ao padrão da instituição, que escolhe seus diretores por meio de debate e eleição interna.

“Fomos pegos de surpresa”, conta à Fórum a coordenadora de física do Centro Federal, Elika Takimoto. “Ninguém conhece esse professor, ele é assessor direto do ministro da Educação, não tem ligação direta com o Cefet. Creio que não conhece os nossos problemas aqui, as nossas demandas, não conhece a história do nosso Cefet”, completa. Elika defende a permanência do professor Maurício Motta como Diretor-Geral, eleito internamente e de forma democrática para o cargo.

Maurício Vieira era vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) antes de assumir o cargo de assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, em maio deste ano, onde ficou por cerca de três meses.

“É necessário que todos saibam que estamos sob uma intervenção”, escreveu Elika em suas redes sociais.

Outro lado 

Em nota, o Ministério da Educação informou que “o processo eleitoral do CEFET/RJ está sob análise, por isso, até que seja concluído, foi designado o Diretor-Geral Pro Tempore para que seja dada continuidade nas atividades administrativas da instituição”.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.