O que o brasileiro pensa?
30 de junho de 2020, 21h48

Assista a vídeos do ciclone bomba, que deixou um rastro de destruição em Balneário Camboriú (SC)

Tempestades e ventos de mais de 100 km/h arrancaram telhados, derrubaram muros e fizeram outras estruturas desabarem no sul do país

Foto: Reprodução/Twitter

Vendavais e tempestades deixaram um rastro de destruição nos três estados da região sul do Brasil nesta terça-feira (30). Os ventos na região, provocados por uma frente fria associada a um ciclone extratropical, chamado de “ciclone bomba”, chegaram a mais de 100 km/h.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou ao menos três mortes. Quedas de árvores bloquearam vias e o fornecimento de energia foi interrompido em algumas áreas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram telhados de prédios e casas sendo arrancados pela força dos ventos.

Em Nova Prata, na serra gaúcha, uma morte por soterramento foi registrada pela manhã devido a um deslizamento de terra causado pelo grande volume de chuvas. 

A região norte do Rio Grande do Sul também foi atingida. Ao menos 400 casas e um hospital foram destelhados em Iraí e Barracão. Há registros de danos e alagamentos em outros quatro municípios.

Em Porto Alegre, segundo a Defesa Civil, mais da metade da média histórica de chuvas no mês de junho caiu em poucas horas. Cinco casas foram destelhadas e um muro desabou. O ciclone só deve chegar à capital a partir desta madrugada.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum