No rastro do óleo do Nordeste
28 de julho de 2019, 19h56

Associação Brasileira de Imprensa realizará ato de solidariedade a Glenn Greenwald

O motivo são as ameaças do ministro Sérgio Moro e do presidente Jair Bolsonaro

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizará um ato de solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald e ao The Intercept Brasil, na próxima terça-feira (30).

A manifestação tem o objetivo de apoiar o editor do site que tem sofrido diversas ameaças do ministro da Justiça Sérgio Moro e de Jair Bolsonaro após a publicação da série de reportagens que denuncia ilegalidades no processo da Operação Lava Jato. O presidente disse que Glenn poderia “pegar cana” por ser considerado um imigrante “perigoso”.

O ato foi divulgado nas redes sociais e recebeu apoio de figuras públicas como deputado Marcelo Freixo, que compartilhou o panfleto da ABI. A manifestação será às 18h30, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, que fica Rua Araújo Porto Alegre, 71, no Centro do Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira (26), a ABI divulgou uma nota de repúdio ao Ministério da Justiça por acusa da Portaria 666, que poderia deportar Greenwald. O motivo para a deportação por causa da série de revelações sobre as irregularidades na Operação Lava-Jato, quebrando a imagem de “herói anticorrupção” do ministro da Justiça e ex-juiz Sérgio Moro.

“A ABI considera inconstitucional e um abuso de poder a edição de medidas governamentais direcionadas a intimidar quem quer que seja, principalmente, na conjuntura atual, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, radicado no Brasil há 13 anos e diretor da publicação (Intercept)”, diz a nota assinada pelo presidente da entidade, Paulo Jerônimo.

No final do documento, a ABI disse que está acompanhando o caso e que tomará medidas judiciais caso a portaria seja utilizada para atingir Glenn Greenwald.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum