"Lattes já está recuperado, nós temos backup", diz presidente do CNPq

A Plataforma Lattes, que reúne toda a produção acadêmica do Brasil, está fora do ar há mais de 5 dias e não há previsão de retorno

Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTICCréditos: CNPq
Escrito en BRASIL el

Depois de mais de 48h em que a reportagem da revista Fórum havia solicitado explicações sobre a queda da Plataforma Lattes e se havia o risco de perda dos dados, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação encaminhou dois vídeos onde o presidente do CNPq, Evaldo Vilela e o ministro de Cienência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmam que "não há perda de dados".

"Nós estamos recuperando os dados, com relação ao Lattes, ele já está recuperado, nós temos backup", disse o presidente do CNPq Evaldo Vilela.

O presidente do CNPq reproduz parte dos conteúdos divulgados pelo CNPq na última terça-feira (27) por meio de tuítes e afirma que o pagamento de bolsas não será prejudicado e que eles trabalham para "melhorar a plataforma".

"Acontece no meio da caminho uma pane como essa, mas estamos trabalhando determinadamente com empresas credenciadas para resolver, é só uma questão de tempo", afirma Vilela.

Por sua vez, o ministro Marcos Pontes, mostrando descontração, afirma "que não há prejuízos".

"É uma questão de tempo, não tem prejuízo de nenhuma bolsa, não tem prejuízo para nenhum tipo de dado e daqui alguns dias vai estar sanado", reforça o ministro.

Por fim, ao término do vídeo, ambos fazem questão de frisar que não se trata de um problema orçamentário, porém, o orçamento atual do CNPq é de R$ 1,21 bilhões, o menor desde 2000.

https://www.youtube.com/watch?v=4mgVqE73gL4

"Não foi ataque hacker"

Em outro vídeo, Evaldo Vilela está acompanhado e o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq/MCTI, Thales Vieira Netto. De olho no teleprompter, o presidente do CNPq afirma que desde a última sexta-feira (23) que eles perceberam instabilidade no sistema.

Sobre o silêncio diante do apagão de dados, Vilela afirma que eles "não tinham informações confiáveis para dar mais detalhes".

"Não foi um evento externo, ou seja, não foi um ataque hacker, foi a falha de uma peça que pode ser substituída. O backup das informações está garantido", afirma Vilela.  

https://www.youtube.com/watch?v=rtqI3P18WBQ

Deputado quer convocar Marcos Pontes à Câmara para explicar “apagão” no CNPq

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou junto à Comissão de Educação da Câmara, nesta terça-feira (27), um requerimento solicitando que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, seja convocado para prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre o “apagão” no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O CNPq teve abruptos cortes de financiamento e está operando com o menor orçamento dos últimos 21 anos. O sucateamento da agência provavelmente tem relação direta com a queda dos seus sistemas, plataforma e bancos de dados que se encontram fora do ar por dias e ainda não se sabe a dimensão das perdas de informações, porém, já foi propagandeado que não há backup dos dados em questão”, afirma o petista no requerimento de convocação de Marcos Pontes.

O encontro com a deputada neonazista

Por conta da queda do sistema da Plataforma Lattes, o ministro Marcos Pontes passou a ser questionado sobre o seu encontro com deputada alemã Beatrix von Storch.

A reunião com a deputada alemã Beatrix acontceu no mesmo dia em que a Plataforma caiu e a agenda do ministro passou a ser questionada.

“Eu recebi uma ligação da deputada Bia Kicis (PSL-DF) me dizendo que tinha uma deputada alemã aqui no Brasil e que o irmão dela é astronauta e que ela queria tirar uma foto comigo”, explica o ministro.

Segundo Marcos Pontes, eles conversaram sobre energia sustentável e que ele desconhecia o partido de Beatrix.

“Eu a recebi para tirar foto porque o irmão dela era supostamente astronauta, falamos sobre energia… essa é a história da tal deputada do partido neonazista”, disse Pontes.