Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de outubro de 2013, 16h33

Bancada ruralista nega homenagem a Chico Mendes

Para deputado, “essa homenagem é um blefe. Chico Mendes foi um factoide criado pelas ONGs”

Para deputado, “essa homenagem é um blefe. Chico Mendes foi um factoide criado pelas ONGs” 

Por Redação

Bancada ruralista impede homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes (Foto: Reprodução/Youtube)

O grupo de parlamentares que representa o setor do agronegócio se recusa a dar o nome de Chico Mendes ao plenário onde funciona a Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados. O projeto que autoriza o batismo do local com o nome do ambientalista foi aprovado há cinco meses, porém, ainda não se consumou. Os ruralistas, que são maioria e dominam a comissão, se colocaram como obstáculo à homenagem.

Em entrevista ao jornal O Globo, o deputado federal e produtor de arroz, Paulo César Quartiero (DEM-RR), atacou o seringueiro. “Essa homenagem é um blefe. Chico Mendes foi um factoide criado pelas ONGs.”

Chico Mendes foi um seringueiro e líder sindical assassinado pelos fazendeiros Darly Alves da Silva e Darly Alves Ferreira, em Xapuri, no Acre, em dezembro de 1998. Para conhecer mais sobre sua história, veja a edição especial de Fórum a seu respeito aqui.

Leia também:

Chico Mendes – 20 anos depois

Esse cara tá no New York Times

Mudanças que vieram pra ficar


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum