Banco suíço projeta queda de 10,1% na economia do Brasil

Relatório considera três cenários de impacto do coronavírus e alerta ainda para os efeitos da crise política

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O banco suíço UBS divulgou nesta terça-feira (28) um relatório onde aponta que a pandemia de coronavírus pode causar uma retração de até 10,1% na economia brasileira. A instituição projeta três cenários e alerta ainda para o impacto da crise política.

No cenário um, em que a economia cai 5,5%, as restrições de distanciamento social existentes permanecem em vigor até meados de maio, com atividades voltando ao normal em grande parte do país até o final de junho.

No cenário dois, queda de 7,2%, as restrições só começam a ser retiradas até o final de junho, com normalização até o término de agosto.

Já no três, a pandemia de coronavírus não é efetivamente controlada até meados de 2021, e, com isso, as restrições são apenas parcialmente removidas. Neste caso, o banco prevê o recuo de 10,1%.

Os economistas Tony Volpon e Fabio Ramos, que assinam o relatório, ponderaram que mesmo fora do cenário três a economia pode sofrer uma queda mais forte do que o previsto, afetada por questões políticas.

Os especialistas destacam o risco da pandemia levar a níveis elevados de incerteza política, com impactos negativos sobre a confiança do investidor, o que poderia gerar "um estado de prêmio de risco permanentemente mais alto nos preços dos ativos".

Com informações da Reuters

Temas

PIB