Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de maio de 2015, 19h54

Band terá de exibir campanha por ofender ateus

Por conta de comentários contra ateus feitos por José Luiz Datena no programa Brasil Urgente, a emissora fez um acordo com o MPF e terá que exibir 72 vezes uma campanha sobre liberdade religiosa; termo de ajustamento de conduta foi assinado neste mês

Por conta de comentários contra ateus feitos por José Luiz Datena no programa Brasil Urgente, a emissora fez um acordo com o MPF e terá que exibir 72 vezes uma campanha sobre liberdade religiosa; termo de ajustamento de conduta foi assinado neste mês

Por Redação*

A Rede Bandeirantes terá que exibir, a partir do mês que vem, um vídeo de uma campanha sobre liberdade religiosa no país, que reafirma a laicidade do Estado brasileiro. A medida foi fruto de um acordo feito com o Ministério Público Federal, por conta de uma ação movida pelo órgão contra a emissora por comentários feitos pelo apresentador José Luiz Datena em 2010, durante o programa “Brasil Urgente”.

Na ocasião, Datena comentava uma reportagem sobre o fuzilamento de um jovem e associou o crime com a possibilidade do agressor ser ateu, defendendo a tese de que uma infração grave como aquela estaria relacionada com a “ausência de deus”.  “Porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí”, afirmou. 

Mas não parou por aí. Ao longo de 50 minutos, o apresentador seguiu com o seu preconceito e chegou a culpabilizá-los por tudo o que acontece de errado no mundo. Até mesmo uma enquete, “você acredita em deus?”, foi colocada no ar para os telespectadores.

“É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é… o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum”, argumentou. 

Em 2013, então, o MPF entrou com a ação contra a emissora pois, de acordo com o órgão, descumpriu a Constituição. Como a Band trabalha com uma concessão pública, é obrigatório que mantenha os princípios de veicular conteúdo educativo, informativo e que mantenha o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa.

O Termo de Ajustamento de Conduta que oficializa a pena para exibir o vídeo foi assinado neste mês.

Confira, abaixo, o vídeo da campanha que a Band terá que exibir e trechos dos comentários preconceituosos de Datena.

*Com informações da Carta Capital


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum