Barack Obama planeja ?fim de Guantánamo?

Escrito en NOTÍCIAS el

Detalhes dos planos do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para a controversa prisão de Guantánamo foram divulgados nesta segunda-feira e mostram que o novo presidente pretende lançar um esforço logo no início do mandato para reduzir o número de detentos.

De acordo com o correspondente da BBC em Washington Justin Webb, Obama estaria pensando em entregar à justiça americana comum parte dos prisioneiros que estão hoje na prisão em Cuba e são acusados de ligação com grupos extremistas.

Outra parte dos detentos também poderia ser libertada e outros, que não poderiam ser julgados em público por questões de segurança nacional, seriam encaminhados a um novo tribunal a ser criado especialmente para eles.

Obama já havia indicado durante a campanha que pretendia fechar a prisão e a descreveu como um "triste capítulo na história americana".

Tribunais militares
Ativistas há muito criticam o governo americano por manter a prisão e pedem seu fechamento, alegando que os direitos humanos dos detentos são violados.

Em agosto, tribunais militares especiais começaram a julgar alguns dos cerca de 250 prisioneiros detidos em Guantánamo, muitos dos quais permanecem há anos atrás das grades sem nunca terem sido formalmente indiciados.

Em 6 de agosto, o iemenita Salim Hamdan, ex-motorista do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, se tornou o primeiro condenado por um tribunal do tipo.

(Com informações da BBCBrrasil)

Leia também

OEA pede fechamento da prisão de Guantánamo Aumenta a pressão sobre os EUA para que respeitem direitos humanos na prisão de Guantánamo. País se recusa a participar de audiência da OEA

Torturas de Guantánamo praticadas dentro dos EUA Os EUA criaram prisões militares com os mesmos métodos de Guanánamo, aplicados a cidadãos americanos

Saramago: Obama feche Guantánamo