Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Barack Obama planeja ‘fim de Guantánamo‘

Detalhes dos planos do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para a controversa prisão de Guantánamo foram divulgados nesta segunda-feira e mostram que o novo presidente pretende lançar um esforço logo no início do mandato para reduzir o número de detentos.

De acordo com o correspondente da BBC em Washington Justin Webb, Obama estaria pensando em entregar à justiça americana comum parte dos prisioneiros que estão hoje na prisão em Cuba e são acusados de ligação com grupos extremistas.

Outra parte dos detentos também poderia ser libertada e outros, que não poderiam ser julgados em público por questões de segurança nacional, seriam encaminhados a um novo tribunal a ser criado especialmente para eles.

Obama já havia indicado durante a campanha que pretendia fechar a prisão e a descreveu como um "triste capítulo na história americana".

Tribunais militares
Ativistas há muito criticam o governo americano por manter a prisão e pedem seu fechamento, alegando que os direitos humanos dos detentos são violados.

Em agosto, tribunais militares especiais começaram a julgar alguns dos cerca de 250 prisioneiros detidos em Guantánamo, muitos dos quais permanecem há anos atrás das grades sem nunca terem sido formalmente indiciados.

Em 6 de agosto, o iemenita Salim Hamdan, ex-motorista do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, se tornou o primeiro condenado por um tribunal do tipo.

(Com informações da BBCBrrasil)

Leia também

OEA pede fechamento da prisão de Guantánamo Aumenta a pressão sobre os EUA para que respeitem direitos humanos na prisão de Guantánamo. País se recusa a participar de audiência da OEA

Torturas de Guantánamo praticadas dentro dos EUA Os EUA criaram prisões militares com os mesmos métodos de Guanánamo, aplicados a cidadãos americanos

Saramago: Obama feche Guantánamo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags