Barroso defende semipresidencialismo e afirma que atual modelo "gera tentações autoritárias"

Para o ministro, atual crise entre os poderes não é pontual e poderá se repetir

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Escrito en BRASIL el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso defendeu, durante participação no seminário Democracia e Governabilidade, a adoção do semipresidencialismo.

Durante o evento, o ministro afirmou que a atual crise entre os poderes não é pontual e tem relação com o modelo presidencialista.

"O hiperpresidencialismo latino-americano é uma usina de problemas", disse Barroso.

Além disso, Barroso também afirmou que o atual presidencialismo latino-americano ou "gera tentações autoritárias ou torna o mandatário refém do fisiologismo".

Bolsonaro diz que está “pronto” para conversar com Fux

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (6) que pretende se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, após o magistrado cancelar o encontro entre os chefes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Apesar de voltar a atacar o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, Bolsonaro diz que “não tem briga” com os outros Poderes.

“Estou pronto para conversar com o ministro Fux. Missão nossa, né, nos entendermos para o bem-estar da população”, disse Bolsonaro a jornalista, segundo reportagem de Emilly Behnke, do Poder 360.

Temas