Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de agosto de 2014, 14h06

Beyoncé exalta feminismo no VMA

Em apresentação de 16 minutos, cantora destacou falas da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie sobre igualdade de gêneros; assista

Em apresentação de 16 minutos, cantora destacou falas da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie sobre igualdade de gêneros; assista

Por Redação

Beyoncé pode não ter ganho o prêmio mais importante do Video Music Awards (VMA) 2014, promovido pela MTV no último domingo (24). Mas isso não importa: o “astronauta” de “melhor vídeo” (entregue à outra cantora norte-americana, Miley Cirus) foi ofuscado por sua apresentação memorável, de cerca de 16 minutos, em que cantou diversas faixas de seu último disco, lançado este ano.

O show, superproduzido, manteve o nível das exibições de Beyoncé: espetáculo de luzes e imagens projetadas no telão, dançarinos e coreografias ensaiadas. Estes elementos, juntos, formaram um belo conjunto, que empolgou tanto a plateia presente, quanto os telespectadores. Mas, para muitos, o ponto alto foi a performance da canção Flawless, cuja letra traz a fala da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

“Nós ensinamos às meninas que elas não são seres sexuais do mesmo jeito que os meninos são. Ensinamos às meninas a se encolherem, para se tornarem ainda menores. Dizemos às meninas: ‘vocês podem ser ambiciosas, mas não muito bem sucedidas, senão ameaçarão os homens.’ Feminista: a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”, afirmava a voz de Adichie. Enquanto isso, com as luzes todas apagadas, as palavras eram reproduzidas em um telão atrás de Beyoncé. O termo “feminista” ficou congelado por alguns segundos.

“A Beyoncé é um ícone da cultura pop, conhecida em todo o mundo, e admirada por milhares de pessoas de todas as idades. Quando ela se identifica como feminista e usa seu palco para explicar o que o feminismo é, ajuda a desconstruir o preconceito contra o feminismo e dá força para que outras pessoas também sintam segurança em se assumir como feministas”, aponta Jarid Arraes, feminista e blogueira da Fórum. “Ela é uma ótima inspiração para meninas, sobretudo as negras. Tudo o que fizer em prol da luta feminista, que é também uma luta dela, é válido e importante.”

Ao final da apresentação, a cantora recebeu de seu companheiro, Jay Z, e da filha, Blue Ivy, o prêmio Michael Jackson Video Vanguard, pelo conjunto e solidez de sua obra.

Assista abaixo ao show de Beyoncé:

Get More:
2014 VMA, Artists.MTV, Beyonce, MTV VMA Video Vanguard (Medley), Music, More Music Videos

Foto de capa: Reprodução/Facebook


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum