Bia Kicis apaga tuite incitando motim de PMs na Bahia por morte de soldado que surtou

Presidenta da CCJ da Câmara, bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) pregou motim da PM contra governador Rui Costa. "Removi o post para aguardarmos as investigações"

Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro - Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

Presidenta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara, Bia Kicis (PSL) apagou o tuite que publicou durante a madrugada incitando um motim de PMs contra o governador da Bahia, Rui Costa, após o soldado Wesley Soares Góes ser neutralizado por atirar contra o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), no início da noite deste domingo (28), depois de 3h30 de negociação.

"Nesta madrugada fui informada, de q o PM morto, em surto, havia atirado p/ o alto e foi baleado por colegas. As redes se comoveram e eu tb. Hoje cedo removi o post p/ aguardarmos as investigações. Inclusive diante do reconhecimento da fundamental hierarquia militar (SIC)", escreveu a deputada bolsonarista às 9h59.

https://twitter.com/Biakicis/status/1376519309187485700

Em sua primeira publicação, Bia classificou o soldado como "herói" que "disse não às ordens ilegais do governador Rui Costa da Bahia". "Agora a PM da Bahia parou. Chega de cumprir ordem ilegal", escreveu no tuite apagado.

Essa não é a primeira vez que a deputada apaga publicações por fake news ou discursos de ódio na rede. Em 26 de outubro de 2019, Bia apagou um vídeo que relacionava o ex-presidente Lula às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc. "Postei pq recebi de uma fonte muito respeitável e acreditei que fosse real", escreveu à época.

Kicis também apagou, em março de 2020, um tuite em que informava que um teste de Covid-19 feito por Jair Bolsonaro havia dado negativo, atrelando a informação a Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), coordenadora do partido na CCJ, criticou duramente o discurso da bolsonarista e afirmou que “qualquer condescendência com as atitudes de Bia Kicis é cumplicidade com crimes”.

Ameaça
Após a primeira publicação de Bia, Eduardo Bolsonaro publicou tuite com ameaça velada ao governador Rui Costa.

No Twitter, o filho de Jair Bolsonaro disse que “esse sistema ditadorial vai mudar” compartilhando um vídeo em que o policial, em surto psicótico, dispara para o alto e diz: “eu não vou deixar, não vou permitir, que violem a dignidade humana de um trabalhador”, em crítica às medidas de isolamento social decretadas no estado para contenção do coronavírus.