Biden garante que seu governo “não será terceira gestão de Obama”

Em entrevista ao canal NBC, presidente eleito dos Estados Unidos também criticou Donald Trump, acusando-o de deixar o país isolado no cenário internacional

Com a defesa de Trump cada vez menos entusiasmada no seu afã de defender a tese de que houve fraude nas eleições presidenciais, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, começa a falar mais tranquilamente sobre o que pretende realizar em sua gestão.

Nesta terça-feira (24), em entrevista ao canal NBC, o representante do Partido Democrata estadunidense só se mostrou um pouco incômodo com a comparação feita com o ex-presidente Barack Obama, durante gestão da qual ele foi vice-presidente, entre 2009 e 2017. “Este (seu governo) não será um terceiro mandato de Obama”, garantiu.

Biden também criticou Donald Trump, seu adversário nas eleições, especialmente no que diz respeito à política exterior.

Segundo ele, o atual presidente dos Estados Unidos “mudou o cenário internacional, nos levando do seu ‘América em primeiro lugar’ ao ‘América sozinha’” – em clara ironia ao “America first”, um dos slogans nacionalistas usados pelo magnata durante todo o seu mandato.

O presidente eleito também reconheceu que a equipe de Trump já está em contato com a sua para realizar a transição, mas lamenta que o próprio presidente não tenha feito um gesto para reconhecer o resultado das eleições. “Ao menos os nossos assessores já estão trabalhando na transição. É um começo lento, mas melhor que nada”, refletiu.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR