Biden garante que seu governo “não será terceira gestão de Obama”

Em entrevista ao canal NBC, presidente eleito dos Estados Unidos também criticou Donald Trump, acusando-o de deixar o país isolado no cenário internacional

Foto: Reprodução CBS
Escrito en GLOBAL el

Com a defesa de Trump cada vez menos entusiasmada no seu afã de defender a tese de que houve fraude nas eleições presidenciais, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, começa a falar mais tranquilamente sobre o que pretende realizar em sua gestão.

Nesta terça-feira (24), em entrevista ao canal NBC, o representante do Partido Democrata estadunidense só se mostrou um pouco incômodo com a comparação feita com o ex-presidente Barack Obama, durante gestão da qual ele foi vice-presidente, entre 2009 e 2017. “Este (seu governo) não será um terceiro mandato de Obama”, garantiu.

Biden também criticou Donald Trump, seu adversário nas eleições, especialmente no que diz respeito à política exterior.

Segundo ele, o atual presidente dos Estados Unidos “mudou o cenário internacional, nos levando do seu ‘América em primeiro lugar’ ao ‘América sozinha’” – em clara ironia ao “America first”, um dos slogans nacionalistas usados pelo magnata durante todo o seu mandato.

O presidente eleito também reconheceu que a equipe de Trump já está em contato com a sua para realizar a transição, mas lamenta que o próprio presidente não tenha feito um gesto para reconhecer o resultado das eleições. “Ao menos os nossos assessores já estão trabalhando na transição. É um começo lento, mas melhor que nada”, refletiu.