Fórumcast #19
07 de março de 2017, 18h55

Blogueiro é intimado pela PF por “ameaçar” Sérgio Moro

A intimação pode ter partido de uma nota da Veja que afirma que Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, especula sobre a vida de Moro. Em nenhum de seus artigos, mesmo os críticos à Lava Jato, há qualquer tipo de ameaça ao juiz

Por Redação

O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, foi intimado a comparecer diante de um delegado da Polícia Federal para “prestar esclarecimentos no interesse da Justiça”. O advogado de Guimarães, ao apurar a intimação, descobriu que o blogueiro está sendo acusado de ameçar o juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato.

De acordo com o próprio blogueiro, o que deve ter dado combustível à Justiça para tal intimação foi uma postagem da revista Veja assinada por Felipe Moura em que afirma que o  “blogueiro camarada de Lula especula sobre a vida de Moro. A nota da Veja “acusando” Guimarães de ameaçar Moro foi publicada no dia 22 de junho de 2015, um dia após uma série de tweets do blogueiro em que ele divulga seu novo artigo, intitulado “Direita prefere destruir o país a aceitar justiça social”, e faz críticas ao juiz.

Veja também:  Presidente do PSOL ironiza Bolsonaro e diz que não quer Dallagnol no partido

Observe que em nenhum dos tweets divulgando o texto há qualquer tipo de ameaça. Suas publicações, antes e depois dessa, também não carregam qualquer elemento que dê a entender uma ameaça à Moro.

 

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

Eduardo Guimarães, após postagem em que divulgou a intimação, disse que só irá dar novas informações sobre assunto após o depoimento, marcado para daqui a algumas semanas.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum