Bolsonaristas lideram fake news sobre fraude eleitoral no Twitter, mostra FGV

Levantamento aponta que cerca de 700 mil publicações foram feitas entre os dias 15 e 26 de novembro sobre o tema; deputados Eduardo Bolsonaro, Bia Kicis e Carla Zambelli estão entre os que mais publicaram sobre o tema

Eduardo Bolsonaro com Bia Kicis e Carla Zambelli (Reprodução/Youtube)
Escrito en POLÍTICA el

Monitoramento da DAPP/FGV no Twitter mostrou que os principais impulsionadores de notícias falsas no Twitter sobre fraude eleitoral foram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e bolsonaristas que são alvos de inquéritos que investigam disseminação de fake news.  A informação foi revelada pela coluna Painel, da Folha de São Paulo. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 26 de novembro.

O levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas revela que o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que foi preso duas vezes por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), lidera a lista. Isso porque Eustáquio está proibido de usar as redes. Além de fraudes eleitorais, ele disseminou fake news sobre o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, que chegaram a ser citadas por Celso Russomanno (Republicanos) em debate no primeiro turno promovido pela Folha de São Paulo.

Parlamentares que aparecem na pesquisa da DAPP são o filho do presidente e os deputados federais do PSL Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF), Filipe Barros (PR) e Daniel Silveira (RJ). Todos são alvos de investigação que está com a Procuradoria Geral da República (PGR) que apura ataques à Justiça Eleitoral.

Ainda constam com destaque na pesquisa da FGV os blogueiros bolsonaristas Leandro Ruschel, Allan dos Santos, Bernardo Küster.

A hashtag mais disseminada, de acordo com o monitoramento, foi #votoimpressoja, com mais de 38 mil publicações.