Bolsonaro apresenta ações de Lula e Dilma relatório antirracista na ONU

Relatório entregue pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, à ONU não lista supostas ações contra discriminação racial do governo Bolsonaro

O governo Jair Bolsonaro apresentou um informe oficial à Organização das Nações Unidas (ONU) em julho em que lista o que o Brasil tem feito para combater a discriminação racial no país. No documento, no entanto, só constam atos feitos entre 2004 e 2017, nos governos Lula e Dilma Rousseff, do PT, além de uma pequena parcela no governo Michel Temer. As informações são de Jamil Chade, no portal Uol, nesta terça-feira (4).

O relatório, segundo a reportagem, deveria ter entregado seu informe oficial ao Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial em 2008. Trata-se de uma das obrigações da convenção sob o mesmo assunto, assinada e ratificada pelo Brasil.

No texto, o governo alega que o relatório cobre apenas o período entre 2004 e 2017, mas o documento traz números de 2019 e ações adotadas em 2018, segundo o jornalista.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, dados relativos às ações do governo Bolsonaro não foram inseridos porque o relatório teria sido concluído no primeiro semestre de 2019.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR