Bolsonaro comemora Revolução Constitucionalista de 1932: “Exemplo a ser seguido”

Data cívica mais importante de São Paulo, 9 de julho marca o levante paulista contra o governo Getúlio Vargas

Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta terça-feira (9) uma mensagem saudando o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, um levante dos paulistas contra o governo federal de Getúlio Vargas (1930-1945). Em publicação no Facebook, ele afirmou que a revolução é um exemplo que “deve ser seguido por todos no Brasil de hoje e sempre”.

“Em 09 de julho de 1932 o povo de São Paulo juntou-se à Força Pública (atual PMESP) para repudiar ato do Pres. Getúlio Vargas, que se recusava a promulgar a Constituição do Brasil. Os paulistas perderam a guerra contra as Forças da União, mas politicamente foram vitoriosos com a promulgação da Constituição em 1934. Respeito à Constituição e amor à liberdade, o exemplo de São Paulo que deve ser seguido por todos no Brasil de hoje e de sempre”, escreveu Bolsonaro.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/photos/a.250567771758883/2006614059487570/?type=3&theater

O 9 de julho é a data cívica mais importante do estado de São Paulo. Motivada pelos desfechos da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à Presidência e significou perda de poder e autonomia política para a elite de São Paulo, a Revolução Constitucionalista de 1932 fez os paulistas pegarem em armas para defender a criação de uma nova Assembleia Constituinte, novas eleições e o fim do governo provisório.

A morte de cinco estudantes, em 23 de maio, durante uma manifestação contra os interventores, se transformou no estopim da revolução. Em 9 de julho, as forças paulistas lideradas pelo general Isidoro Dias Lopes tomaram o estado e iniciaram a marcha para o Rio de Janeiro, então capital do país.

Acreditava-se que Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul ajudariam enviando forças para retirar Getúlio Vargas do poder, o que não aconteceu. Em Rio Grande e Mato Grosso ocorreram apenas movimentos isolados, que foram facilmente destruídos. São Paulo planejava uma ofensiva rápida contra a capital, mas foi cercado por numerosas tropas federais.