Bolsonaro compartilha vídeo em que diz a Al Gore que quer explorar a Amazônia com os EUA

Publicação parece atribuir frase ao ex-vice-presidente dos EUA que ele não fala no vídeo de que “ao contrário dos que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós”

Al Gore, Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo no Fórum Econômico Mundial (Foto Reprodução/Internet)
Escrito en BRASIL el

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta terça-feira (25) em suas redes sociais o trecho do documentário alemão “O Fórum” em que ele aparece com Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, dizendo que quer explorar a Amazônia com aquele país. Gore é defensor de causas ambientais, pelas quais chegou a receber um Prêmio Nobel da Paz.

O documentário foi gravado no ano passado, durante o Fórum Econômico Mundial. Bolsonaro fazia sua estreia no evento sob fortes críticas em relação a seus posicionamentos na área ambiental, em especial sobre a Amazônia. O filme estrou na semana passada em plataformas de streaming.

Na legenda que acompanhou a publicação, Bolsonaro tentou justificá-la, aparentemente atribuindo uma frase a Gore que ele não fala no vídeo. O capitão reformado escreveu: “Al Gore, vice-presidente dos USA/1989: ao contrário dos que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós’”.

Na verdade, no vídeo, como pode ser visto, Al Gore diz a Bolsonaro, ajudado por um tradutor: “Sabe, todos nós estamos profundamente preocupados com a Amazônia. Lamento trazer essa questão em uma reunião informal, mas é algo que me toca profundamente”.

Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o presidente afirma: “A Amazônia não pode ser esquecida. Temos muitas riquezas. E gostaria muito de explorá-la junto com os Estados Unidos”.

E então Gore responde: “Eu não entendi muito bem o que você quis dizer”. O trecho publicado pelo capitão termina nessa declaração. Em nenhum momento o político estadunidense cita a frase que Bolsonaro lhe atribui nem expressa aquela ideia.

Vale destacar, ainda, que a legenda traz um erro de informação. Gore foi vice-presidente dos EUA entre 1993 e 2001. Bolsonaro escreve que ele ocupava o cargo em 1989. Além disso, prefere usar a sigla, em inglês para Estados Unidos: USA.