Bolsonaro decide recorrer para não depor presencialmente no STF, diz TV

CNN informa que presidente vai apelar ao plenário do Supremo contra decisão de Celso de Mello que veta depoimento por escrito no inquérito que apura se ele interferiu na PF

Jair Bolsonaro (Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro decidiu recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro da corte Celso de Mello de proibir que ele dê depoimento por escrito no inquérito que apura suposta interferência do capitão reformado na Polícia Federal. A informação é do jornalista Igor Gadelha, da CNN.

Mello determinou nesta sexta-feira (11) que o titular do Planalto preste depoimento presencial na investigação. O alega que, por ser réu no caso, Bolsonaro não tem o privilégio de ser interrogado por escrito. O processo apura denúncias do ex-ministro da Justiça Sergio Moro sobre interferência do presidente na Polícia Federal.

Se a ordem de Mello não for cassada, o depoimento deve ocorrer nos próximos 30 dias – período em que foi prorrogado o inquérito, aberto em maio.

O repórter apurou com auxiliares muito próximos a Bolsonaro que a decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (11), no Palácio da Alvorada. O martelo foi batido em encontro que reuniu o presidente e o advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior. A AGU deverá usar um agravo regimental para tentar evitar o depoimento presencial do titular do Planalto.

O recurso deve ser impetrado já na próxima semana.