Bolsonaro é parabenizado pelo Pix, novo sistema de pagamento do BC, e fica mudo por não saber o que é

Internauta ironizou a cena: “Quem trabalha com dinheiro vivo, é normal não conhecer produtos bancários, certo?”

Bolsonaro em conversa com apoiadores (Foto Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou mudo quando foi parabenizado por um apoiador pelo Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central. A cena foi registrada em vídeo e, o próprio Bolsonaro admite que não sabia do que se estava falando.

O militante aborda Bolsonaro e diz: “Parabéns pelo Pix aí, presidente! Novo sistema do Banco Central que vai ajudar a população com pagamentos!”. O capitão reformado fica olhando com cara de quem não entendeu e responde: “Tem uma... Não li... Temos uma do Tarcísio [Freitas, ministro da Infraestrutura] nessa semana, que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil, carteira de habilitação para piloto”.

O apoiador ainda tenta socorrer seu “mito”: “Não, esse é do Banco Central para pagamentos.  24 horas, 7 dias por semana, qualquer hora, não precisa de DOC nem TED...”. Enquanto ouve a explicação, Bolsonaro fica balançando a cabeça, olhando para o vazio. E então responde: “Não tomei conhecimento, vou conversar essa semana com o Roberto Campos [presidente do Banco Central]”. A seguir, ele baixa os olhos e fica em silêncio. E todo o redor fica praticamente em silêncio também, dando um clima de constrangimento.

O Pix é um novo sistema de pagamentos, como explicou o apoiador de Bolsonaro, que vai permitir fazer transferências e pagamentos online e, na maioria dos casos, sem cobrança de tarifa. O cadastro para se habilitar a operar por ele começou nesta segunda. Mas o Pix  só deve passar a funcionar no próximo mês.

O vídeo foi compartilhado no Twitter pelo perfil de Samuel Pancher, e provocou uma série de comentários, ironizando a situação e a ignorância econômica do presidente. Em um deles, o internauta afirma: “Quem trabalha com dinheiro vivo, é normal não conhecer produtos bancários, certo?”.

Veja a publicação com o vídeo abaixo:

https://twitter.com/SamPancher/status/1313138168812703744