Bolsonaro terá estátua em cidade do Sul do Brasil

A inauguração vai acontecer durante a Semana Farroupilha e deve contar com a presença do presidente; a filósofa Marcia Tiburi classificou a ação como “ridícula”

Foto: reprodução redes sociais
Escrito en BRASIL el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai ganhar uma estátua em forma de homenagem na cidade de Passo Fundo (RS), local onde obteve expressiva votação em 2018.

De acordo com informações do Zero Hora, a obra está sendo feita pelo artista Jorge Luiz Grigolo. Trata-se de uma estátua de metal que terá seis metros de altura.

Quando a “obra de arte” estiver pronta, deverá será exposta em alguma propriedade particular localizada na Avenida Brasil.

Mas, antes de mesmo de ser inaugurada, a estátua já está rendendo polêmica com a Justiça da cidade.

O procurador-geral da prefeitura de Passo Fundo, Adolfo de Freitas, destacou o fato de que a lei só permite homenagem em espaço público quando for um monumento de uma personalidade com grande apelo e contribuição social.

"Não há interesse em homenagear um político vivo que representa determinado pensamento. Espaço público deve preservar a igualdade. Bolsonaro é uma pessoa viva que representa um grupo político. Não é um monumento artístico e cultural", disse o procurador ao ZH.

Além disso, Freitas atentou para o fato de que a prefeitura de Passo Fundo tem o poder de retirar a estátua em local público.

O monumento para homenagear o presidente é bancado pelo Comitê pela Vida e Liberdade. A ideia é lançar no dia 20 de setembro, ápice comemorativo da Semana Farroupilha e que deve contar com a presença de Bolsonaro, pois, uma motociata está marcada para a referida data.

"Ridículo"

A filósofa Marcia Tiburi criticou a homenagem que a cidade de Passo Fundo deve prestar ao presidente. Para ela, a cidade deveria, que tem um legado histórico, deveria ser poupada de “cair no ridículo”.

"Que vergonha para Passo Fundo, uma cidade tão emblemática para o Rio Grande do Sul, ter uma estátua de um genocida. Vejam a cafonice do Borba Gato, lembrem das estátuas horrendas do Nazismo alemão, poupem a cidade e sua população de cair no ridículo", criticou Tiburi.

Temas