Bolsonaro faz piada com pandemia e vacinação: "Vacina obrigatória só aqui no Faísca"

Presidente resolveu usar um cachorro e brincar com a questão da vacinação obrigatória, principal esperança contra a pandemia que já matou mais de 156 mil brasileiros

Reprodução/Twitter
Escrito en REDES SOCIAIS el

Se no começo da pandemia Jair Bolsonaro dizia que o coronavírus é uma "gripezinha", agora, após mais de 156 mil mortes causadas pela doença no Brasil, o presidente diz que vacinação obrigatória é coisa de cachorro.

Pelas redes sociais, o capitão da reserva decidiu, neste sábado (24), fazer piada com vacina, principal esperança para cessar as milhões de mortes em todo o mundo. "Vacina obrigatória só aqui no Faísca", escreveu o presidente, junto a uma foto em que aparece sorridente com um cão.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1320132151690645504

Bolsonaro tem afirmado e reafirmado que a vacinação contra a Covid-19, no Brasil, não será obrigatória, polarizando com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que já anunciou a obrigatoriedade da imunização no estado quando a vacina que vem sendo desenvolvida junto ao Instituto Butantan ficar pronta e for autorizada por autoridades sanitárias.

Especialistas apontam que a não obrigatoriedade da vacina pode prejudicar a efetividade de um programa de vacinação, já que as transmissões do coronavírus devem continuar ocorrendo caso a maioria da população não seja vacinada.

As declarações de Bolsonaro no sentido de não obrigar ninguém a se vacinar têm feito teorias conspiratórias de grupos antivacina, comuns entre os adeptos da extrema-direita, ganharem holofotes.

Nesta sexta-feira (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que decisões polêmicas relacionadas às vacinas devem passar pelo Judiciário. "Podem escrever, haverá uma judicialização, que eu acho que é necessária, que é essa questão da vacinação. Não só a liberdade individual, como também os pré-requisitos para se adotar uma vacina", disse o magistrado durante participação em um evento online da Aliança de Advocacia Empresarial.

Já há uma ação – parada – no STF que questiona se pais pode obrigar seus filhos menores a serem vacinados. Na última terça-feira (20), os deputados federais Carla Zambelli e Luiz Philippe de Orleans e Bragança, ambos do PSL-SP, protocolaram projeto para revogar lei que previa vacinação compulsória contra a Covid-19, assinada em fevereiro deste ano pelo próprio Bolsonaro, que agora se diz contra a obrigação.

A lei 13.979,/2020, sancionada pelo presidente, estabelece que “para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, poderão ser adotadas” medidas como determinação de realização compulsória de “vacinação e outras medidas profiláticas”.