Bolsonaro festeja nas redes inauguração de obra do governo do PT

Não foi a primeira vez. Agora, usurpação do mérito por uma obra iniciada por Lula diz respeito a um trecho da transposição do Rio São Francisco no sertão da Paraíba

Imagem: Twitter (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

Mesmo estando do outro lado do Atlântico, sendo ignorado e rechaçado por líderes mundiais na reunião do G20, onde preferiu visitar uma loja de salames do que realizar encontros bilaterais, Jair Bolsonaro segue comemorando e tentando colher os louros da inauguração de obras complexas e colossais realizadas por outros governos.

Em seu perfil oficial no Twitter, o presidente brasileiro fez uma postagem se vangloriando da inauguração do reservatório Boa Vista, um dos trechos abastecidos pela monumental obra de transposição do Rio São Francisco. O Boa Vista está localizado no município de São José de Piranhas, no sertão paraibano.

No entanto, a obra altamente complexa, dispendiosa e que demandou muitos anos de investimentos para levar água ao semiárido da Paraíba, distante 200 km do curso original do Velho Chico, foi iniciada em 2007, durante o governo Lula. Ela teve continuidade nos anos de gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff e entrou em fase de encerramento na administração de Michel Temer. Como já ocorreu em outros trechos da imensa transposição do curso d’água mais emblemático do Nordeste, Jair Bolsonaro deu os retoques finais e brindou a obra como sua, sempre com discurso de benfeitor e de presidente eficiente e pragmático.

A malandragem do presidente inerte

Jair Bolsonaro realizou no segundo semestre de 2020, ano marcado pela pandemia, uma série de inaugurações de obras de infraestrutura que, em sua maioria, foram iniciadas nos governos de Lula e Dilma Rousseff (PT).

Das 33 obras inauguradas no período, 25 foram planejadas pelos petistas, duas começaram a ser executadas no governo Michel Temer (MDB) e seis saíram do papel no atual governo, sendo que algumas já eram discutidas nas gestões passadas.

Mais da metade dessas obras são rodoviárias. Todas fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo governo do PT em 2007. Destas, apenas uma foi conduzida pelo atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas —a construção da ponte sobre o rio Paranaíba, na BR-235/PI, entre as cidades de Santa Filomena, no Piauí, e Alto Parnaíba, no Maranhão.