Bolsonaro foge de abertura do ano do judiciário no STF e inventa viagem urgente para SP

Em discurso, o presidente do STF, Luiz Fux, declarou que as eleições de 2022 devem ser marcadas pela "pluralidade" e o resultado aceito

Foto: reprodução redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia confirmado presença na abertura dos trabalhos do Judiciário realizada na manhã desta terça-feira (01), inventou uma viagem urgente ao estado de São Paulo e não compareceu.

Quem tornou pública a viagem de Bolsonaro a São Paulo foi o seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que postou uma foto em suas redes sociais e declarou que estavam a caminho de SP "para dar apoio aos paulistas pelas fortes chuvas".

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1488483212615565312

Fux: liberdade de imprensa e o resultado das eleições devem ser respeitados

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux emitiu uma série de recados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos grupos de seu entorno durante o seu discurso na sessão solene de abertura dos trabalhos do Judiciário para o ano de 2022.

Fux afirmou que os "debates acalorados são esperados em um ambiente marcado pela pluralidade de visões" e que a democracia não pode ser uma disputa de "nós contra eles".

"A democracia não comporta disputa baseadas nos nós contra eles. Em verdade, todos os brasileiros devem buscar o bem-estar da nação imbuído de espírito cívico e de valores republicanos", disse Fux.

Em outro momento, Fux declarou que o "STF conclama aos concidadãos para que o ano eleitoral seja marcado pela estabilidade e pela tolerância. Não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para a violência contra as instituições públicas".

O presidente do STF também afirmou que "o período eleitoral deve nos servir de lembrança do quão importante é cultivar os valores do constitucionalismo democrático e seu cumprimento diuturno".

"Entre lutas e barricadas, vivemos um Brasil democrático, vivemos em um Estado de Direito no qual podemos expressar as nossas divergências livremente sem medo de censuras ou retaliações", disse.

Por fim, Fux defendeu a liberdade de imprensa e o resultado do pleito deste ano. "O império da lei e a liberdade de imprensa estão acima de qualquer que seja o resultado das eleições", declarou Fux.

Temas