Bolsonaro anuncia "pequena reforma ministerial" para segunda-feira (26)

Presidente já havia confirmado nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, o que mostra o quão fragilizado está o governo e nas mãos do centrão

Jair Bolsonaro (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta manhã (21) que promoverá uma ‘pequena reforma ministerial’ na próxima segunda-feira (26). A mudança já parecia inevitável depois que o chefe do Executivo anunciou a ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil do governo.

Representante poderoso do chamado centrão, o grupo de partidos políticos que age por puro fisiologismo em todos os governos eleitos, em troca de cargos, Ciro Nogueira substituirá o general Luiz Eduardo Ramos.

A mudança é apenas mais uma prova do quanto o governo de Jair Bolsonaro está enfraquecido e dependente de acordos que só dão prejuízo político ao Palácio do Planalto, que a cada dia fica mais nas mãos do centrão.

"Estamos trabalhando uma pequena mudança ministerial, que deve ocorrer na segunda-feira, para ser mais preciso, para a gente continuar aqui administrando o Brasil", disse o presidente, que evitou falar sobre nomes e onde essas alterações acontecerão.

O general Ramos, atual titular da cadeira que irá para o senador do Piauí na próxima semana, provavelmente será deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência da República, hoje ocupada por Onyx Lorenzoni. Ainda não se sabe se Onyx será realocado para outro cargo no Executivo ou se retomará seu mandato de deputado federal (DEM-RS) na Câmara.