Governo Bolsonaro é reprovado por 58%, diz pesquisa

Levantamento também mostra que a aprovação de seu governo passou de 30% para 33%, dentro da margem de erro

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Poder360 mostra que a reprovação do governo Bolsonaro diminuiu 5 pontos: era 63% e foi para 58%.

O levantamento também mostrou que 33% dos entrevistados aprovam o governo de Jair Bolsonaro. Oscilou dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.

Esses números revelam uma melhora pontual para o governo, segundo os realizadores da pesquisa. Porém, a avaliação geral do governo anda é negativa, pois, a reprovação está 25 pontos percentuais acima da aprovação.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 469 municípios nas 27 unidades da Federação de 11 a 13 de outubro de 2021.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Os números estratificados

O trabalho pessoal de Bolsonaro também foi avaliado: hoje, 53% classificam o presidente como “ruim” ou “péssimo”, uma queda de 5 pontos em comparação a duas semanas antes.

Por sua vez, o grupo que considera o trabalho do presidente “bom” ou “ótimo” foi de 25% a 29%, variou positivamente dentro da margem de erro.

Quando analisado por divisão de gênero, entre os homens 54% desaprovam, e 41% aprovam; entre as mulheres, 62% aprovam, e 26% desaprovam.

Publicidade

Entre os jovens com idade de 16 a 24 anos, 62% consideram o trabalho do presidente “ruim” ou “péssimo”.

O presidente Bolsonaro, quando os números são analisados por região, tem o seu melhor desempenho no Norte: 42% aprovam, e 48% desaprovam.

Publicidade

Chama a atenção que no Sudeste a reprovação ao trabalho do presidente Bolsonaro está em 59%, a aprovação em 35%. As maiores taxas de reprovação do presidente são no Centro-Oeste (60%) e Nordeste (61%).

Quando o recorte é por escolaridade, o presidente tem o seu maior apoio com aqueles que têm ensino fundamenta: 39% aprovam, e 48% desaprovam; entre as pessoas com o ensino o superior está o maior índice de reprovação, 66%.

Notícias relacionadas

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR