Após chantagem, Bolsonaro garante presidência do Banco do Nordeste a Valdemar Costa Neto

O presidente do PL publicou vídeo nas redes onde acusa a atual direção do banco de manter contrato irregular com uma ong; instituição nega e afirma que contrato está em vigência desde 2003

Foto: José Cruz/Agência BrasilCréditos: José Cruz/ABr
Escrito en POLÍTICA el

Após publicar um vídeo no YouTube, onde pede a demissão de toda a diretoria do Banco do Nordeste (BNE), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Netto, recebeu do presidente Bolsonaro (sem partido) a palavra de que ele poderá indicar o substituto.

No vídeo, que foi publicado nesta segunda-feira (27), o presidente do PL acusou o banco de manter um contrato irregular, no valor de R$ 600 milhões, com a ONG Instituto Nordeste Cidadania (INEC), que operacionaliza os programas de microcrédito do banco.

Após tomar conhecimento do conteúdo do vídeo, a direção do Banco do Nordeste refutou as acusações de Neto e afirmou que o contrato, que está em vigência desde 2003, não possui irregularidades e que a instituição se pauta pela "ética" e pela "transparência" e que a atual diretoria será mantida até "novas nomeações e/ou reconduções de mandato".

Banco é controlado pelo PL desde 2017

Posterior à publicação do vídeo de Valdemar Costa Neto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) garantiu ao cacique do PL que a indicação do próximo nome a ocupar a presidência do BNE será dele.

Dessa maneira, Costa Neto indicou o engenheiro Ricardo Pinto Pinheiro para assumir a presidência do banco no lugar de Romildo Rolim, este foi indicado pelo MDB no governo de Michel Temer e reconduzido ao cargo pelo PL.

Além da presidência do banco, o PL também deve indicar um nome para a diretoria financeira, que hoje é ocupada por Hailton Fortes.