Bora para o Uruguai

Seja um dos 150 leitores a fazer parte dessa viagem-reportagem que vai investigar o legado de Pepe Mujica

Escrito en NOTÍCIAS el
Seja um dos 150 leitores a fazer parte dessa viagem-reportagem que vai investigar o legado de Pepe Mujica Dois repórteres, uma viagem ao Uruguai. Muitas pautas e perguntas. O que aconteceu no país após cinco anos de governo do ex-guerrilheiro tupamaro que enfrentou a ditadura militar e passou 13 anos preso antes de se tornar “o presidente mais pobre do mundo” - como tornou-se conhecido internacionalmente? Com seu carismático jeito simples, seu discurso aos jovens para que aproveitem a vida com menos consumismo e seu inseparável Fusca azul 1977, Mujica se tornou um símbolo de como viver com frugalidade e fez com que o mundo inteiro invejasse os uruguaios por seu presidente. Agora, neste 1º de março, Tabaré Vázquez vai suceder Pepe, iniciando o terceiro governo consecutivo da coligação de partidos de esquerda, Frente Ampla. O pequeno Uruguai, país com pouco mais de três milhões de pessoas, se tornou um gigante quando o assunto é o avanço de pautas progressistas – temas que são tão debatidos no Brasil e que encontram resistência de setores conservadores. Nos últimos anos, o país conseguiu aprovar a descriminalização do aborto, a legalização da maconha e a Ley de Medios, que impede o monopólio empresarial em meios de comunicação. A maioria dos uruguaios também rejeitou nas urnas a redução da maioridade penal. Qual é o plano? Ajude a Fórum a enviar dois repórteres para realizar uma série de reportagens que se iniciam com a cerimônia de posse do novo presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, e se estendem ao legado deixado por Pepe Mujica, principalmente, em relação ao avanço das pautas progressistas. Para a viagem-reportagem, são necessários R$ 7,5 mil. Por isso, convidamos 150 leitores a participarem desse projeto. Basta doar R$ 50. Por que doar?
  • Ao colaborar, você vai participar das definições das pautas e receber informações antecipadas, imagens e relatos da viagem, direto de Montevidéu, via WhatsApp.
  • Você poderá ler todas as matérias antes! E ainda ganhará 1 ano de assinatura da Revista Fórum Digital.
  • Você participará de sorteios de brindes trazidos direto do Uruguai.
  • Na volta, você será convidado para um evento sobre o Uruguai, com a participação dos repórteres, que vão contar tudo o que viram por lá.
  • Você poderá participar do Clube de Vantagens dos sócios da Fórum, que traz sorteio de livros, brindes e descontos em estabelecimentos parceiros.
Você vai apoiar o jornalismo independente. Para doar, clique no botão abaixo: